Caracterização de Estratégias de Gamificação em Aplicativos Móveis Educacionais: Um Estudo de Caso do Aplicativo Duolingo

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Nesse sentido, a adoção de estratégias de gamificação tem contribuído positivamente para o uso continuo de aplicativos móveis do domínio educacional. Motivados por esse cenário, este trabalho buscou verificar e caracterizar como o aplicativo Duolingo, considerado um dos melhores aplicativos para ensino de idiomas, tem adotado as estratégias de gamificação e, se de fato, essas estratégias contribuem como fator motivacional para uso do aplicativo. Os resultados obtidos permitiram observar como as estratégias adotadas pelo projetista da interface têm contribuído para motivar o uso constante desse aplicativo e, de forma complementar, poderão auxiliar no desenvolvimento e na avaliação de aplicativos que fazem uso da gamificação como fator motivacional.

XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em
Sistemas Computacionais (IHC 2015), Salvador/BA, 03 a 06 de Novembro de 2015.

Referencia do artigo: SILVA, J. C. ; OLIVEIRA, E. ; BARBOSA, G. A. R.
. Caracterização de Estratégias de Gamificação em Aplicativos Móveis
Educacionais: Um Estudo de Caso do Aplicativo Duolingo. In: XIV
Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais
(IHC 2015), 2015, Salvador/BA, 2015.