Empresas Amigas

Há empresas que já se despertaram para a importância da diversidade para as suas equipes. Mais do que isso, perceberam que é um dever praticar o respeito a todas as pessoas. São empresas que possuem políticas de inclusão de pessoas nas suas mais variadas formas: gênero, etnia, LGBTQI+ e necessidades especiais. Com o objetivo de ajudar as meninas e mulheres da área de Computação a encontrarem essas empresas, listamos aqui aquelas que nossas alunas, ex-alunas e amigas têm nos reportado como um bom ambiente para mulheres trabalharem e que possuem políticas de inclusão em seus processos seletivos e práticas. Nós as chamamos de Empresas Amigas. Esta lista não requer nem é baseada em qualquer contrapartida de empresas. Se você conhece uma empresa assim, conte-nos. E gestores, se as suas empresas ainda não têm políticas de inclusão, seria interessante começarem a pensar em alguma. Vamos ajudar a aumentar essa lista de empresas cada vez mais.

ThoughtWorks

A ThoughtWorks (TW) é uma referência quando o assunto é diversidade. A empresa é conhecida por suas práticas de inclusão, como os seus processos seletivos específicos para mulheres, negros, LBPTQI+ e pessoas com deficiência. Muitas ex-alunas da Engenharia de Computação do CEFET-MG e um ex-aluno que tem deficiência auditiva e visual já passaram por lá. São unânimes em dizer que a empresa é um bom lugar para se trabalhar.

Cadence Desing Systems

No escritório da Cadence em Belo Horizonte, as funcionárias fazem reuniões regularmente para troca de experiências. Uma das engenheiras que lá trabalham informa que: “Apoiamos muito a diversidade no ambiente de trabalho, mantemos discussões internas sobre esses tópicos e assuntos que ajudam a nos tornarem pessoas e profissionais melhores. “

Loggi

Na Loggi, há reuniões periódicas entre as mulheres da área técnica para troca de experiência. Há também um grupo de mulheres que se reúnem para sugerirem ações que podem ser tomadas em diversos setores da empresa para torná-la cada vez mais diversa.

Nubank

Uma mulher é co-fundadora do Nubank e 43% do quadro de funcionários é feminino. De acordo com a empresa, um dos seus valores fundamentais é manter uma equipe diversa, pois acreditam que equipes assim são mais fortes.